¿POR QUE UM GUIA?
Todos podemos fazer turismo pela cidade, olhar um monumento o atravessar uma região por a nossa conta, porèm ao lado dum guía,poderemos realmente entender-os.
Os guías são umo dos agentes turísticos, possivelmnete o mais importante, de transsmiçao, valorizaçao e interpretaçao do patrimonio, pois é quem está direitamente em contato com os visitantes.
Daí, a importancia que o guia esté bem treinado e tenha consciência do Turismo sustentável.
O guia local:
É o especialista em cada localidade o regiao.
Faz uma Interpretaçao de cada lugar para os visitantes comprederem-lo , valorizem-lo e aproveitarem-lo.
Vive y sente a sua terra, e é capaz de transmitir valores e o sentimento dos seus cidadãos
Tem a capacidade de diversificar a sua visita misturando explicaçoes históricas, artisticas, contando anedotas, costumes, tradiçoes,..
Promove o patrimonio da región, dando idôneas dicas aos visitantes para o seu tiempo libre.
Mostra o caminho direitamente ao motorista de onibus para fazer a visita mais aproveitable tendo conhecimento das condiçoes climáticas e autorizaoes.
Conhece perfeitamente o lugares do roteiro e adapta-se as restriçoes de transito locais, obras y trocas de ruta.
Arruma o tiempo disponivel aos lugares verdadeiramente interesantes. É capaz de dirijir otras visitas no mesmo lugar ou feira, fugindo das aglomeraçoes
Conhece perfeitamente as distâncias, tem controle do ritmo dos grupos e o fluxo de pessoas
É resposavel de informar é fazer cumpriir a legislaçao dos difrentes monumentos o museus, ajundando á conservaçao do patrimonio local.
Alem disso,Um guia Local Sustentável:
Promove a economía local, informando y aconselhando sobre os produtos locais e favorecendo aos pequenhos productores.
É o agente direito entre a ciudade/regiao e os turistas, assim como valoriza e faz uma interpretaçao do patrimonio sensivilizando ao turista sobre seu valor.
Está treinado e sensivilizado sobre a proteçao do patrimonio, do meio ambiente, com o cambio climático e os recursos da região.
Contribui ativamente a conscientizar ao turista no respeito á populaçao local, ao meio ambiente, as tradiçoes do lugar, e a sua educaçao ambiental.
Esta treinado para dirijir o turismo accesível
Faz de anfitrião entre o visitante e a ciudade/região, mostrando os seus valores e transmitendo as tradiçoes e costumes da ciudade/região, interagindo com a populaçao local (idioma).
Promove os destinos menos conhecidos de la región.
Promove o comerço equitativo, a gastronomia local de slowfood, km0 y ecológica.